Actualidade: Portugal defronta Dinamarca, Sérvia, Albânia e Arménia


A seleção portuguesa ficou integrada no Grupo I, que ao contrário dos outros tem apenas cinco seleções, e vai defrontar ainda a anfitriã França em jogos cujos resultados não contarão para a classificação.

Está concluído o sorteio. Portugal ficou no Grupo I com a Sérvia, treinada por Drulovic, ex-jogador de FC Porto e Benfica, e ainda Dinamarca, Albânia e Arménia. A seleção nacional vai ainda defrontar a França, equipa anfitriã da prova, mas os jogos não irão contar para a classificação, pois os gauleses como organizadores têm o apuramento garantido.
As 53 seleções sorteadas, divididas por nove agrupamentos, vão disputar, entre setembro e outubro de 2015, as 23 vagas para o primeiro Europeu com 24 equipas.
Os dois primeiros classificados de cada grupo e o melhor terceiro qualificam-se diretamente para a fase final, a disputar entre 10 de junho e 10 de julho de 2016, enquanto os restantes oito terceiros vão disputar os "play-offs", em novembro de 2015.

GRUPO A: Holanda, Casquistão, Islândia, Letónia, Turquia e Rep. Checa.
GRUPO B: Bósnia H., Andorra, Chipre, País de Gales, Israel e Bélgica.
GRUPO C: Espanha, Luxemburgo, Macedónia, Bielorrússia, Eslováquia e Ucrânia.
GRUPO D: Alemanha, Gibraltar, Geórgia, Escócia, Polónia e Rep. Irlanda.
GRUPO E: Inglaterra, San Marino, Lituânia, Estónia, Eslovénia e Suíça.
GRUPO F: Grécia, Ilhas Faróe, Irlanda do Norte, Finlândia, Roménia e Hungria.
GRUPO G: Rússia, Liechtenstein, Moldávia, Montenegro, Áustria e Suécia.
GRUPO H: Itália, Malta, Azerbeijão, Bulgária, Noruega e Croácia.
GRUPO I: Portugal, Albânia, Arménia, Sérvia e Dinamarca.

- A estreante Gibraltar vai ficar no Grupo D com a Alemanha. Um dos jogos será realizado no Algarve.
- A primeira seleção a sair do pote de cabeças de série é a Holanda, que ficará no Grupo A; a Bósnia Herzgovina fica no Grupo B: a Espanha no Grupo C; Alemanha no Grupo D; Inglaterra no Grupo E; Grécia no Grupo F; Rússia no Grupo G;Itália no Grupo H e Portugal no Grupo I, que ao contrário dos restantes só integra cinco seleções. Está afastada a possibilidade de Portugal defrontar o Gibraltar.
- O secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, explica os procedimentos do sorteio e as inovações deste campeonato da Europa que se vai realizar em França e que terá 24 equipas. Os cabeças de serie serão distribuidos pelos nove grupos.
- Paulo Bento (selecionador), Fernando Gomes (presidente da FPF) e Humberto Coelho (diretor da FPF) estão presentes no Palácio dos Congressos Acropolis, em Nice,
- Começa a cerimónia do sorteio. Vítor Baía deverá chegar atrasado à homenagem aos guarda-redes que a UEFA tem preparada. O voo onde segue o antigo gurdião português está atrasado.
Ao integrar o Pote 1, Portugal evita cinco "pesos pesados": Espanha, campeã em título, Alemanha, Holanda, Itália (todas antigas vencedoras da prova) e Inglaterra, às quais se junta, por outro motivo, a França, adversário pouco apetecível, apurado diretamente na qualidade de país anfitrião.
A seleção do país organizador do próximo Europeu até poderá ser sorteada no grupo de Portugal, mas os jogos com a equipa francesa -- que será colocada "artificialmente" no único grupo de cinco equipas - não terão qualquer impacto na classificação, servindo apenas para os "bleus" manterem o ritmo competitivo.
A UEFA decidiu que as seleções dos cinco países com maior mercado televisivo ficariam automaticamente integradas num dos oito grupos de seis equipas, destinando a única "poule" de cinco conjuntos a Portugal, Grécia, Rússia ou Bósnia-Herzegovina, as restantes "bolas" do Pote 1.
Do Pote 2 sairão, em teoria, os principais opositores da equipa lusa e, de todos, o mais temível talvez seja a renovada seleção da Bélgica, na qual se destaca o avançado Eden Hazard, que o português José Mourinho, seu treinador no Chelsea, considerou tratar-se de o melhor jovem jogador da atualidade.
As outras equipas a evitar no Pote 2 são a Croácia, a Suíça e a Suécia, que Portugal afastou do Mundial2014 ao vencer os dois jogos dos "play-offs" de apuramento, por 1-0 e 3-2, graças à eficácia do avançado Cristiano Ronaldo, melhor jogador mundial de 2013, autor dos quatros golos lusos.
Com os dois primeiros classificados de cada agrupamento e o melhor terceiro colocado de todos eles a qualificarem-se para a fase final, o Pote 3 é aquele de onde podem sair algumas seleções que podem atrapalhar um pouco o trajeto dos favoritos, das quais a Sérvia e a Turquia parecem constituir-se como as mais complicadas.
As restantes oito equipas que terminem na terceira posição terão uma segunda oportunidade de viajar para França em 2016, disputando entre si uns "play-offs" para atribuição das últimas quatro vagas, por força do alargamento da fase final de 16 para 24 equipas.
Outra condicionante do sorteio, esta por razões políticas, relaciona-se com a obrigatoriedade de sortear em grupos diferentes as seleções do Azerbaijão e da Arménia e as seleções da Espanha e de Gibraltar, uma estreia absoluta, que faz do Estádio Algarve a sua casa em jogos internacionais.
A UEFA mudou também o calendário de qualificação, criando o conceito da "semana do futebol", com a realização de jogos entre quinta-feira e a terça-feira seguinte, em casos de jornada dupla, com oito a 10 partidas por dia e as seleções a jogarem alternadamente à quinta-feira/domingo, sexta-feira/segunda-feira ou sábado/terça-feira.
O secretário-geral da UEFA, Gianni Infantino, dirigirá os procedimentos do sorteio, com a ajuda de dois ex-futebolistas que se sagraram campeões da Europa, o holandês Ruud Gullit e o francês Bixente Lizarazu, estando ainda prevista a participação de 13 antigos guarda-redes internacionais.
O sorteio da fase qualificação para o Campeonato da Europa de 2016, cuja fase final se vai disputar em França, realiza-se no domingo, no Palácio dos Congressos Acropolis, em Nice, com início às 11:00 (hora de Lisboa).

Constituição dos potes para o sorteio:
Pote 1: Espanha (campeã), Alemanha, Holanda, Itália, Inglaterra, Portugal, Grécia, Rússia e Bósnia-Herzegovina.
Pote 2: Ucrânia, Croácia, Suécia, Dinamarca, Suíça, Bélgica, República Checa, Hungria e República da Irlanda.
Pote 3: Sérvia, Turquia, Eslovénia, Israel, Noruega, Eslováquia, Roménia, Áustria e Polónia.
Pote 4: Montenegro, Arménia, Escócia, Finlândia, Letónia, País de Gales, Bulgária, Estónia e Bielorrússia.
Pote 5: Islândia, Irlanda do Norte, Albânia, Lituânia, Moldova, Macedónia, Azerbaijão, Geórgia e Chipre.
Pote 6: Luxemburgo, Cazaquistão, Liechtenstein, Ilhas Faroé, Malta, Andorra, São Marino e Gibraltar.

0 comentários: