Actualidade: Clubes recebem 1,9 milhões por ceder jogadores à selecção



Os clubes portugueses, com os "três grandes" em destaque, vão receber cerca de 1,9 milhões de euros pela participação dos seus jogadores na fase final do Euro2008 de futebol, anunciou a UEFA no site oficial.

O F. C. Porto foi o clube mais beneficiado, recebendo 646.996 euros, enquanto o Benfica colheu 526.560 e o Sporting 431.331.

Destaque para a presença na lista dos clubes portugueses do Desportivo das Aves (39.212 euros), da Liga de Honra, que contou nas suas fileiras com o guarda-redes Nuno e o defesa Jorge Ribeiro, que representaram Portugal no Euro2008.

O Boavista (112.034 euros), o Sporting de Braga (67.220) e o Nacional da Madeira (50.415) também receberam verbas da UEFA.

Os clubes alemães Bayern Munique e Werder Bremen e o francês Lyon, com cerca de um milhão de euros, foram os três clubes que maior verba receberam da UEFA, que entregou 43,5 milhões de euros a 180 clubes de 24 países.

Portugal ficou na nona posição dos países que maior montante receberam, muito longe dos primeiros: Alemanha (6,8 milhões euros), Espanha (5,1) e Inglaterra (4,8).

As verbas entregues aos clubes surgem depois do Memorando de Entendimento assinado entre a UEFA e a Associação Europeia de Clubes (ECA), a 21 de Janeiro, que levou à dissolução do G14, grupo que juntava alguns dos mais importantes emblemas europeus.

O montante entregue foi calculado pelo número de dias que cada atleta esteve no Euro2008 - a contagem começou duas semanas antes do primeiro jogo de cada selecção e terminou no dia seguinte à sua eliminação -, tendo depois sido calculada uma percentagem da verba a ser entregue aos clubes em que o jogador esteve inscrito nos dois anos anteriores à fase final.

"Este é um testemunho da nova harmonia no futebol europeu e também da vontade dos clubes e das federações de cooperarem para o bem da modalidade, ficando provado que somos capazes de dar aos clubes um benefício palpável pela sua contribuição para o Euro2008", referiu o presidente da UEFA, Michel Platini.

Por seu turno, o presidente da ECA, Karl-Heinz Rummenigge, saudou "vivamente este anúncio", que "marca um momento histórico no reconhecimento e recompensa da importante contribuição dos clubes de futebol para o sucesso das selecções nacionais em provas como o Euro2008".

A verba prevista para os clubes que tenham jogadores presentes na fase final do Euro2012, na Polónia e Ucrânia, será de 55 milhões de euros, mais 11,5 milhões do que o distribuído no Euro2008, que se disputou na Áustria e na Suíça. Fonte JN

0 comentários: