Critérios de desempate na fase de grupos no Mundial 2018 na Rússia





Partilhamos abaixo a notícia do site MaisFutebol onde descreve quais os critérios de desempate fase de grupos no Mundial 2018 na Rússia. Cartão de Adrien vale liderança à Espanha à 2ª jornada.



Seleções ibéricas estão empatadas com o mesmo número de pontos e com a mesma diferença de golos

A Espanha é líder do Grupo B, apesar de Portugal ter os mesmos pontos e com a mesma diferença de golos (4-3). No entanto, no critério disciplinar a equipa comandada por Fernando Santos tem mais um cartão amarelo do que os espanhóis e isso que, nesta altura, separa os dois candidatos, embora o Irão ainda tenha uma palavra a dizer na última jornada.

Depois do empate 3-3 na primeira ronda, as duas seleções ibéricas venceram na segunda jornada por 1-0, seguindo, assim, empatadas no que diz respeito ao critério desportivo. Para separar os dois candidatos na classificação, é preciso recorrer ao critério disciplinar e, neste caso, a Espanha tem uma ligeira desvantagem.

O primeiro jogo ditou um cartão amarelo para cada lado [Bruno Fernandes  e Busquets], mas na segunda ronda, Portugal viu mais um, com Adrien a ser admoestado aos 90 minutos, enquanto a Espanha terminou o jogo com o Irão com folha limpa. É este pormenor que, para já, define a classificação, mas tudo pode mudar na última ronda, ainda com o Irão, com três pontos, à espreita.

Critérios de desempate:
1. Maior número de pontos
2. Diferença de golos em todo o grupo
3. Golos marcados em todo o grupo
4. Maior número de pontos obtido entre as equipas empatadas
5. Diferença de golos nos jogos entre as equipas empatadas
6. Número de golos marcados nos jogos entre as duas equipas
7. Disciplina: cartões amarelos menos um ponto; dois amarelos e vermelho menos 3 pontos; vermelho direto menos 4 pontos; amarelo e vermelho direto, menos 5.
8. Último critério: sorteio


0 comentários: