Vídeo: Veja como são treinados os 'stewards' dos estádios do Mundial 2014


"Olá senhor, tudo bem? Seja bem-vindo! Posso ajudá-lo? Seu lugar é por aqui." É assim que os seguranças contratados para trabalhar nos estádios da Copa do Mundo irão recepcionar os torcedores que forem a jogos do Mundial no Brasil.
Uma função nova, tanto para eles, quanto para os brasileiros frequentadores dos campeonatos nacionais, que não estão acostumados com esse tipo de serviço nas arquibancadas.
A reportagem da BBC Brasil acompanhou um dia de treinamento dos seguranças que estão se preparando para atuar na Copa do Mundo. Ele é obrigatório para todos os vigilantes que vão trabalhar nos estádios do Mundial e dura cinco dias. Mas engana-se quem pensa que nesse curso são ensinadas técnicas de combate, lutas ou uso de armas, bala de borracha e gás lacrimogêneo.
Bem diferente disso, os seguranças frequentam a sala de aula e estudam matérias como "gerenciamento de público", "resolução e situação de emergência", "estatutos do torcedor", "estatuto do idoso", entre outras teorias. Na parte prática, os vigilantes aprendem táticas para conter tumultos com o uso moderado da força.
Tudo isso para capacitar os seguranças a serem os "stewards" da Copa - uma espécie de segurança e atendente ao mesmo tempo. Na Europa, o uso desses profissionais nos jogos de futebol é comum, mas por aqui, tanto nos torneios regionais, como no Campeonato Brasileiro ou na Copa do Brasil, é raro ver vigilantes privados trabalhando nos estádios.
A Polícia Militar é quem costuma cuidar da segurança e dos eventuais conflitos entre torcedores ou qualquer outro tipo de distúrbio nas arquibancadas.
Mas para seguir o padrão da Fifa na Copa do Mundo, o país precisou criar a nova função e treinar os vigilantes privados para exercê-la. Os stewards substituirão a polícia nas arquibancadas e assumirão duas tarefas principais: a de recepcionar os torcedores, auxiliando os que precisarem de algum tipo de ajuda, e a de conter possíveis tumultos ou confusões.
Serão 25 mil stewards distribuídos pelos 12 estádios da Copa do Mundo para trabalhar em cada um dos 64 jogos do Mundial. Por partida, o efetivo desses "seguranças" da Fifa pode variar entre 700 a 1200 profissionais.


Fonte BBC

0 comentários: