Actualidade: Portugal no pote 4... para já, conheça todos os potes para o sorteio para o Mundial 2014 no Brasil

cenário do sorteio (© fifa)

Portugal ficou, para já, inserido no pote 4 do sorteio da fase final do Mundial'2014. Por enquanto, a FIFA apenas confirmou que qualquer uma das seleções europeias não cabeças-de-série (Bósnia, Croácia, Inglaterra, Grécia, Itália, Holanda, Portugal, Rússia e França) poderá saltar para o pote 2, o que será decidido através de um pré-sorteio, onde a questão do ranking não terá, por isso, qualquer influência.


Com o pote 1 a incluir os cabeças-de-série já esperados e os restantes três lotes definidos por critério geográfico, a seleção europeia que se juntará às sete (entre africanas e as duas sul-americanas que não são cabeças-de-série) do pote 2 será escolhida através de um pré-sorteio. Essa mesma equipa do Velho Continente será emparelhada obrigatoriamente com um conjunto sul-americano do pote 1, de forma a assegurar o equilíbrio geográfico, impedindo a constituição de um grupo com três equipas europeias.

Dessa forma, as quatro sul-americanas (Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai) que são cabeças-de-série constituirão provisoriamente um pote X, de forma a averiguar qual delas ficará com a europeia que salta para o pote 2.

Em termos muitos gerais, este critério poderá fazer com que Portugal possa calhar com Brasil e França na fase de grupos, por exemplo, caso seja deslocado para o pote 2. Aliás, mesmo

POTE 1 

Brasil
Espanha
Argentina
Bélgica
Colômbia
Alemanha
Suíça
Uruguai

POTE 2

Costa do Marfim
Gana
Argélia
Nigéria
Camarões
Chile
Equador

POTE 3

Japão
Irão
Coreia do Sul
Austrália
Estados Unidos
México
Costa Rica
Honduras

POTE 4

Bósnia
Croácia
Inglaterra
Grécia
Itália
Holanda
Portugal
Rússia
França

0 comentários: