Actualidade: Agora falta decidir o quartel-general

novo estádio de Manaus, onde será jogado o Portugal-Estados Unidos a 22 de Junho 2014

O próximo passo a dar pela FPF é escolher o local onde será montado o quartel-general dos Conquistadores durante o Mundial. Paulo Bento admitiu isso no final do sorteio. “Não o temos ainda definido. Vamos tratar agora do assunto, serenamente, pois há tempo para isso e depois decidiremos. Mas existem aspetos que teremos em conta na nossa preparação, especialmente na recuperação após os jogos e no intervalo entre estes. Há seis dias entre o primeiro e o segundo jogo, mas só quatro dias para o segundo jogo”, disse.

Viagens ao Brasil profundo

A Seleção Nacional vai fazer um verdadeiro tour pelo Nordeste, Centro do Brasil e a sua bacia amazónica, para realizar os três jogos do Grupo G na fase final do Mundial. Como se temia, mais do que o simples valor dos adversários – que os há para todos os gostos –, um dos obstáculos que Cristiano Ronaldo e seus companheiros terão de enfrentar são as longas viagens e as diferenças nas condições atmosféricas que vão encontrar em cada uma das cidades.

O nome de Portugal foi o penúltimo a ser anunciado pelo secretário-geral da FIFA, Jérôme Valck, no sorteio de ontem, colocando a Seleção Nacional a par da Alemanha, cabeça de série, Estados Unidos e Gana. O primeiro jogo será precisamente com os alemães, a 16 de junho, em Salvador, às 13 horas locais (17h00 em Portugal continental); o segundo é no dia 22, com os Estados Unidos, em Manaus, às 15 horas locais (20h00 em Lisboa), e o terceiro no dia 26, em Brasília, diante do Gana, de novo às 13 horas locais (17h00).

O Gana, frente ao qual Portugal fechará o grupo, é o único adversário com o qual a Seleção Nacional nunca se cruzou no passado, mas Estados Unidos e Alemanha são velhos conhecidos de más memórias em Mundiais. Em 2002, na Coreia do Sul, Portugal perdeu o jogo inaugural precisamente diante dos EUA, por 3-2, com Paulo Bento a lembrar-se certamente do que se passou. O último embate com os germânicos num Mundial foi em 2006, no jogo de atribuição do terceiro lugar, com a vitória da equipa da casa por 3-1.

O embate de Salvador terá um significado especial para a Alemanha, já que será o jogo 100 da sua seleção em fases finais do Mundial. Portugal, por seu lado, fará nesse dia o jogo 24 (total de 12 vitórias, três empates e oito derrotas). Mas, apesar do poderio alemão, do incómodo que poderá ser a equipa dos Estados Unidos e a meia incógnita chamada Gana, deve dizer-se que o sorteio enquadra bem o desejo expresso antecipadamente pelos responsáveis da Seleção Nacional: há que jogar os jogos e seguir em frente para a fase de eliminação direta.

Favoritos sem problemas

Num breve relance sobre o sorteio, pode dizer-se que os cabeças de série não deverão ter dificuldades especiais para seguirem em frente. OBrasil, no Grupo A, defronta a Croácia, o México e Camarões, enquanto a Espanha, campeã do Mundo em título, medirá forças com a Holanda, Chile e Austrália. O grupo aparentemente mais emotivo e equilibrado, por reunir três antigos campeões do Mundo, é o D, com o Uruguai, Inglaterra, Itália e Costa Rica. AFrança, beneficiada no pré-sorteio, ficou no simpático Grupo E, com a Suíça, Equador e Honduras.

A Grécia, de Fernando Santos, ficou no Grupo C, com a Colômbia, Costa do Marfim e Japão, com boas hipóteses de apuramento, mas já o Irão, de Carlos Queiroz, medirá forças com a Argentina, Bósnia e Honduras, no Grupo E. Finalmente, a Suíça é a cabeça de série do Grupo H com a Argélia, Rússia e Coreia do Sul. Como diria Júlio César, os dados estão lançados.

0 comentários: