Actualidade: Revista de imprensa: «Afinal Deus é português»


Afinal, «Deus é português». Boa parte da imprensa mundial dá total destaque ao «hat-trick» de Cristiano Ronaldo na vitória de Portugal sobre a Suécia (3-2), em Estocolmo, pegando nas palavras de Zlatan Ibrahimovic, depois do jogo de Lisboa que, em jeito de brincadeira, tinha dito que era «Deus». Os jornais aproveitaram a deixa e boa parte dos títulos das maiores referência do jornalismo desportivo, da Europa à América Latina, relacionam CR7 com Deus.

A vitória do português sobre o sueco correu Mundo online, com quase todos os sites a destacarem o extremo do Real Madrid nas respetivas homepages, lembrando que o sueco fica fora do Campeonato do Mundo. «Deus Ronaldo», «Deus é português», «como Deus» são alguns dos títulos em destaque da Espanha ao Brasil. Apenas os suecos dão mais destaque às declarações de Zlatan Ibrahimovic que, apesar da derrota, não perdeu o sentido de humor: «O Campeonato do Mundo sem mim não vai ter interesse», destaca o jornal Aftonbladen.

Em Espanha, a exibição do português merece mais destaque do que a derrota da «Roja» diante da África do Sul (0-1). «Memorável Cristiano», diz o jornal As. «Como Deus», salienta a Marca que diz que Ibra, com dois golos, ainda assustou «até aparecer o comandante». O Mundo Deportivo acrescenta que o «Brasil espera um Ronaldo do Corcovado», com uma fotografia de Cristiano a festejar de braços abertos.

A Itália ficou sem dúvidas. «Ronaldo é o melhor do Mundo», diz a Gazzetta dello Sport, enquanto o Corriero dello Sport vai mais longe e diz que o português é o novo «Bola de Ouro». Em França, onde também se festeja a qualificação, o LEquipe diz que foi Cristiano Ronaldo que eliminou Ibrahimovic. Já na Alemanha, a Kicker diz que é Ronaldo que leva Portugal ao Mundial.

Na América do Sul, os brasileiros dizem que afinal «Deus é português», como se lê nas páginas do Globo. O jornal Lance, por sua vez, fala num «Ronaldo incrível» que gritou: «Aqui mando eu!». Até na Argentina, a terra de Lionel Messi, Ronaldo é destaque nos principais jornais desportivos. «Fala Português», diz o Diario Olé. O Clarín, por seu lado, diz que «Cristiano deu a cara» para levar Portugal ao Mundial.

0 comentários: