Actualidade: Governo corta fundos para selecções e FPF



A Secretaria de Estado do Desporto agrava suspensão da utilidade pública da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) por esta ainda não ter aprovado os novos estatutos. Até as selecções nacionais são agora visadas, uma vez que o contrato programa que disponibilizaria verbas para o alto rendimento e selecções fica suspenso.

O despacho, publicado esta quinta-feira em Diário da República, coloca em causa a actividade regular da Federação Portuguesa de Futebol, uma vez que suspende novos contratos programa. O corte do apoio do Estado vai afectar vários sectores: por exemplo, os árbitros vão perder a possibilidade de dispensa temporária das suas actividades profissionais pelo período de tempo necessário à preparação e participação em provas desportivas, e os treinadores deixam de poder aceder a formação especializada, segundo modelos a definir por despacho do membro do governo responsável pela área do desporto.

Pelo despacho de Laurentino Dias, são cancelados diversos contratos programa destinados a suportar eventos internacionais das selecções de formação, incluindo os que se destinavam a financiar o apuramento para diversas fases finais. A actividade das Selecções Nacionais passa assim a depender exclusivamente do financiamento da FPF que terá de disponibilizar meios próprios.

Fonte DN por Sílvia Freches

0 comentários: