Selecção: Paulo Bento aposta em "velhos conhecidos"



Paulo Bento chamou oito jogadores que já trabalharam sob as suas ordens no Sporting para a dupla jornada contra a Dinamarca (8 de Outubro) e Islândia (dia 12), de apuramento para o Euro’2012.


Rui Patrício, Carlos Martins, João Moutinho, Miguel Veloso, Nani, Postiga, Liedson e Varela são velhos conhecidos do novo seleccionador nacional, que foi também companheiro de equipa de Ronaldo e Danny quando jogava no Sporting.

Na lista divulgada pelo técnico, sobressaem Paulo Machado e João Pereira, estreias absolutas, Rui Patrício, Postiga e Carlos Martins, que regressam. "João Pereira tem vindo a jogar no Sporting com um rendimento alto e Paulo Machado é titular do 3º classificado da liga francesa, jogando, em média, 70 minutos por jogo. Conheço-o desde os juniores do FC Porto", justificou.

Paulo Machado já reagiu. "Não esperava. Fiquei chateado da última vez que fiquei fora e nem queria ver a convocatória", confessou.

Paulo Bento explicou ainda a presença de Liedson, que ficou no banco do Sporting no jogo da Liga Europa contra o Levsky: "A convocatória não foi feita em função do que aconteceu nesse jogo. Liedson foi chamado pelo seu passado, e também pensámos na finalização."

Numa análise global aos 23 convocados, Bento disse acreditar ser esse o número de jogadores que terá de escolher para o Euro: "Quisemos manter uma base em função de critérios definidos, como a quali-dade, rendimento, assiduidade e necessi-dades da selecção."

"RONALDO É O CAPITÃO"

"Não podemos pensar que, pelo facto de Cristiano Ronaldo ser o capitão e ser um dos melhores jogadores do Mundo, vai resolver ou que o vamos obrigar a resolver os problemas da selecção nacional", disse ontem Paulo Bento, confirmando que o jogador do Real Madrid vai manter a braçadeira.

O novo seleccionador frisou que o critério se deve ao facto de Ronaldo ser um jogador "com todas as condições para exercer o cargo", o que "já faz há algum tempo", e pelo muito que representa para a equipa.

"Não terá da minha parte o peso total da responsabilidade. Esse está comigo, e depois repartimos por todos aquilo que é a responsabilidade de estar na Selecção e de a representar", vincou.

Paulo Bento frisou a ideia de que ninguém pedirá ao jogador do Real Madrid, por ser capitão e um dos melhores jogadores do Mundo, que vá solucionar todos os problemas. "O que contaremos é com o seu talento, com a sua mentalidade e motivação. É um jogador extremamente importante, e irá fazê-lo também como capitão e com a responsabilidade inerente ao cargo", justificou.

Paulo Bento revelou ainda que CR7 tem dado provas de que "gosta de estar na Selecção" e de que o jogo com a Hungria, de qualificação para o Mundial de 2010, onde se lesionou, foi bem prova dessa dedicação.

"Ricardo Carvalho é um dos capitães e foi-o nesta última jornada porque Ronaldo não estava presente, por estar lesionado. Não me parece que traga qualquer tipo de problema ou polémica", concluiu.

"NÃO TRAGO O SISTEMA DO SPORTING"

Paulo Bento garantiu que não vai aplicar na Selecção o 4-4-2 em losango que usava no Sporting. "Não trago o sistema porque os jogadores são diferentes. Nos juniores, jogava em 4-3-3, os seniores chegaram a jogar com três centrais. E, noutras situações, até só com um ponta-de-lança", lembrou o novo seleccionador.

QUEIROZ: "NÃO MERECEMOS SER CAMPEÕES"

"Ficámos à espera de Eusébio, depois veio o Figo, e agora temos o Ronaldo. E isso não basta. Se podemos ganhar à Espanha? Podemos. Se merecemos ser campeões mundiais? Não", disse ontem Carlos Queiroz à Sport TV brasileira.

"Seria uma honra treinar no Brasil mas não uma ambição a curto prazo", acrescentou. Fonte Notícia/Imagem Correio da Manhã

0 comentários: