Actualidade: Espanhol Aragonés é o favorito da FPF



O espanhol Luis Aragonés é o técnico preferido da maioria dos elementos da direcção da Federação Portuguesa de Futebol para suceder a Carlos Queiroz, embora a decisão caiba a Gilberto Madaíl.

Segundo apurou o CM, o técnico campeão europeu em 2008 – chegou a ser sondado para ocupar o lugar que Luiz Felipe Scolari deixou em 2008 – está receptivo para voltar ao activo, depois de um período de inactividade que se seguiu à saída dos turcos do Fenerbahçe, em 2009.

Aragonés, aliás, seguiu "com toda a atenção" os jogos que Portugal disputou na África do Sul. Após a derrota (1-0) com a Espanha, na Cidade do Cabo, o CM encontrou o candidato mais sério a suceder a Queiroz na sala de imprensa do Estádio Green Point, mas assim que percebeu que iria falar para um jornal português, o técnico de 71 anos limitou-se a dizer que "não era o momento adequado" e recusou responder a qualquer questão.

Ontem, o CM tentou voltar a falar com Luis Aragonés, o que não foi possível até ao fecho desta edição.

De acordo com as fontes contactadas, Manuel José também está na lista da Federação, mas tem um contra: está vinculado ao Al Ittihad, da Arábia Saudita, e não tem no contrato qualquer cláusula que lhe permita sair caso seja convidado para orientar a selecção nacional.

Contactado ontem pelo CM, o treinador, de 64 anos, disse: "Tenho contrato com o Al Ittihad e não tenho razões para o não cumprir. Mas, como é óbvio, não sei o que se irá passar no futuro."

MADAÍL IMPÕE SILÊNCIO

Gilberto Madaíl impôs um pacto de silêncio na FPF em relação ao caso Carlos Queiroz. O seleccionador deve ser alvo de um processo disciplinar por ter insultado o presidente da Associação AntiDopagem de Portugal (ADoP), Luís Horta, na sequência de um controlo-surpresa aos jogadores da Selecção, no dia 16 de Maio, às 07h45, na Covilhã.

Segundo soube o CM, Madaíl quer que o técnico aceite a rescisão amigável, sem direito aos quatro milhões de indemnização, mas está disposto a chegar ao despedimento por justa causa, caso tal não seja possível. O líder federativo está ainda a tentar que o processo tenha um rápido desfecho, de modo a poder apresentar o novo seleccionador antes do dia 3 de Setembro, data do Portugal--Chipre, 1º jogo da fase de qualificação para o Europeu de 2012.

"HAVERÁ SEMPRE CUIDADO"

Laurentino Dias, secretário de Estado da Juventude e do Desporto, reconheceu ontem que o inquérito instaurado a Carlos Queiroz, por insultos a uma brigada antidopagem, contém "factos graves".

"Os factos que contavam da participação eram suficientemente graves para abrir um inquérito e despachá-lo para a Federação Portuguesa de Futebol", frisou, acrescentando: "Como sempre fiz, e farei, haverá sempre cuidado, respeito, protecção e defesa daqueles que trabalham numa missão difícil que é o combate ao doping." Fonte Correio da Manhã

0 comentários: