Abel Xavier e Jorge Costa com o Troféu de Campeão do Mundo de Sub-20 (©FPF)



A Federação Portuguesa de Futebol celebra hoje a data histórica de 30 Junho de 1991, quando a Selecção Nacional Sub-20 sagrava-se bicampeã do mundo, numa final inesquecível que marcou a maior enchente do antigo Estádio da Luz.

Relembrem as imagens através deste resumo alargado:







A equipa:

(©FPF)



Em Pé: Pedro Mousinho (Organização), Brassard (Louletano DC), Toni (FC Porto), Cao (FC Porto), Jorge Costa (FC Penafiel), Abel Xavier (CF Estrela Amadora), Capucho (Gil Vicente), Figo (Sporting CP), Tó Ferreira (FC Famalicão) e Carlos Godinho (Secretário).

Ao Meio: António Gonçalves (Técnico de Equipamentos), José Catoja (Fisioterapeuta), Dr. Camacho Vieira (Médico), Rui Caçador (Treinador), Carlos Queiróz (Seleccionador de Juniores), Engº. Azevedo Félix (Vice-Presidente da FPF), Dr. Fernando Peixoto (Director da FPF), Nelo Vingada (Treinador), Agostinho Oliveira (Treinador) e Dr. Carlos Neves (Médico).

Sentados : Gil (SL Benfica), Luis Miguel (Rio Ave FC), Paulo Torres (Sporting CP), João V. Pinto (Boavista FC), João O. Pinto (Atlético CP), Nelson (SC Salgueiros), Rui Costa (AD Fafe), Rui Bento (SL Benfica), Tulipa (FC Porto) e Peixe (Sporting CP).


Fonte Imagens e Notícia



Carlos Queiroz já sabe que está entre os preferidos da Federação Portuguesa de Futebol para suceder a Luiz Felipe Scolari no comando da Selecção Portuguesa.

O treinador adjunto do Manchester United recolhe a preferência de um forte lóbi dentro da FPF e é apontado como um dos treinadores capazes de manter a equipa nacional entre a elite do futebol mundial, ao mesmo tempo que tem o perfil ideal para reorganizar os escalões de formação, nas quais Portugal tem perdido influência nos últimos anos.

Nos últimos dias, um elemento da FPF terá telefonado a Carlos Queiroz para lhe perguntar se estaria disponível para deixar o Manchester e regressar ao seu País. O que não significa que o professor venha a ser o escolhido.

Na realidade, o nome de Carlos Queiroz vai ser lançado na próxima reunião da Direcção da Federação. Mas outros nomes estarão em cima da mesa, como, por exemplo, o do brasileiro Zico. Os perfis e nomes dos candidatos a sucessores serão analisados pelos elementos da Direcção e só depois Gilberto Madaíl, o presidente, será mandatado para avançar com uma proposta ao técnico escolhido.

Durante o contacto que recebeu de Portugal, Carlos Queiroz ter-se-á mostrado disponível para conversar e honrado com a possibilidade de vir a ser oficialmente convidado. Fonte Sapo Infordesporto



29 de Junho 2008, Viena, Iker Casillas ergue o trofeu de vencedor do Euro 2008, após a sua equipa vencer a Alemanha por 1-0, com um golo de Fernando Torres.



Fonte Imagem



O Blog "Amo-te Portugal" dá os Parabéns à "Nuestros Hermanos" da Selecção Espanhola pela sua vitória no Euro 2008

Com a vitória da Espanha por 1-0 (Golo de Fernando Torres) frente à Alemanha, esta selecção junta-se novamente à lista de Campeões da Europa em Selecções:

1960 - União Soviética
1964 - Espanha
1968 - Itália
1972 - Alemanha
1976 - Checoslováquia
1980 - Alemanha
1984 - França
1988 - Holanda
1992 - Dinamarca
1996 - Alemanha
2000 - França
2004 - Grécia
2008 - Espanha
Quem levantará hoje a taça?

A Alemanha, rainha da história da competição e "carrasca" de Portugal, e Espanha, à procura de um título que lhe foge há 44 anos, disputam hoje em Viena a final da edição 2008 do Europeu de futebol.


No Estádio Ernst-Happel, com arbitragem do italiano Roberto Rosetti, os germânicos, que baterem a equipa lusa nos quartos-de-final (3-2), procuram o quatro ceptro, depois dos arrebatados em 1972, 1980 e 1996, na que será a sua sexta final - perderam em 1976 e 1992.

Por seu lado, a formação espanhola parte em busca do segundo título da sua história, depois da vitória na segunda edição da prova, em 1964, em "casa" (2-1 à União Soviética, na final), e da derrota na final do Euro84 (0-2 com a anfitriã França).

Na corrida para a final, a Alemanha foi segunda do Grupo B (2-0 à Polónia, 1-2 com a Croácia e 1-0 à Áustria) e, nos jogos a eliminar, afastou Portugal (3-2) e a Turquia (3-2, nas meias-finais).

A Espanha, única selecção a par da Croácia que não perdeu qualquer jogo no Euro2008, venceu o Grupo D (4-1 à Rússia, 2-1 à Suécia e 2-1 à detentora Grécia) e, depois, superou a Itália (4-2 na "lotaria" dos penaltis, nos "quartos") e a Rússia (3-0, nas "meias").

O encontro entre as selecções da Alemanha e da Espanha realiza-se no Estádio Ernst-Happel, em Viena, a partir das 20h45 locais (19h45 em Lisboa), com arbitragem do italiano Roberto Rosetti. Fonte SIC


O Manchester United vai dificultar ao máximo a saída de Carlos Queiroz de Old Trafford por entender que o português será decisivo para convencer Cristiano Ronaldo a permanecer no clube inglês.

De acordo com o que apurou o DN, Queiroz, ele próprio, não está muito inclinado a alimentar a hipótese selecção por temer um efeito devastador na sua imagem em Inglaterra.

Ontem, os jornais ingleses diziam que Gilberto Madaíl está preparado para fazer amanhã uma abordagem ao Manchester United, no sentido de perceber que posição tomaria o clube quanto a um avanço da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para contratar Carlos Queiroz. E o que o dirigente deve ouvir não serão propriamente palavras positivas.

O clube deverá colocar alguns obstáculos fortes à federação, desviando assim um dos principais alvos da FPF para substituir Scolari. Zico continua a ser o mais bem posicionado. Fonte DN por ANTÓNIO PEDRO PEREIRA




António Oliveira, em entrevista à Rádio Renascença, teceu duras críticas a Gilberto Madaíl, apelidando-o de "incompetente" e garantindo que, enquanto ele estiver à frente da Federação Portuguesa de Futebol, a Selecção Nacional A não vai ganhar nada.

"Terminou o prazo de validade do presidente da Federação". Foi assim que António Oliveira se referiu ao actual presidente da FPF, acrescentando, ainda, que a sua saída "seria o melhor que podia acontecer ao futebol português e à Selecção".

"Com este presidente, nunca vamos ganhar nada, pois é um incompetente, não apresenta resultados e continua a viver numa farsa. Eu sei do que falo pois tive a infelicidade de trabalhar com ele", completou.

António Oliveira disse, também, que "a selecção tem excelentes jogadores - actualmente, possui um naipe fabuloso de atletas -, excelentes treinadores, muito apoio do povo. Então o que é que falha? O presidente da Federação, obviamente". Por fim, adiantou que o primeiro passo, neste momento, não é encontrar um novo seleccionador , mas sim "encontrar um novo presidente para a Federação". Fonte Sapo Infordesporto

27 de Junho, Viena (Aústria), Selecção Espanhola demonstra confiança para o embate final frente à Alemanha

Fonte imagem


José Pekerman, argentino que, tal como O JOGO noticiou, é o número um da lista de sucessão a Luiz Felipe Scolari, gostaria de se mudar para Portugal. Quem o garante, em declarações a O JOGO, é dona Matilde, a senhora que manda lá em casa. "Claro que sim, gostaria muito de viver em Portugal, é um país lindo. E o meu marido também gosta muito, com certeza que a nossa família se daria muito bem aí", revelou a gentil esposa de Pekerman, que já esteve no nosso país em 2002, quando o seu marido veio visitar a Academia do Sporting. O que Matilde não pôde confirmar é se já houve contactos por parte da Federação Portuguesa de Futebol (FPF). "Sinceramente, não sei. Sabe, esses assuntos o meu marido é que trata deles. Só quando é altura de decidir é que nos procura e põe a par de tudo o que se passa", explicou Matilde, que conhece José desde os... cinco anos - eram vizinhos, andaram juntos na escola primária, a secundária separou-os e um curso superior de Cinesiologia acabou por juntá-los novamente... e para sempre. Têm duas filhas, Vanesa, a mais velha, que nasceu na Colômbia, quando o pai jogava no Medellín, e Ivana.

É provável, porém, que em breve a dona Matilde atenda o telefone lá de casa e, do outro lado, ouça Gilberto Madail. O perfil traçado pela FPF, que entregou ao seu presidente a tarefa de negociar o próximo seleccionador, é, sem dúvida, a cara de José Pekerman, considerado o homem ideal para assumir a equipa lusa e reestruturar todo o seu futebol, desde o topo até à base da pirâmide. Uma reforma obrigatória pelas carências que a equipa já apresenta em determinadas posições, como guarda-redes, defesa-esquerdo e ponta-de-lança. E José Pekerman, três vezes campeão do Mundo de Sub-20, sabe o que é preciso para resolver esse problema. Aliás, como afirmou, a O JOGO, Norton de Matos, amigo pessoal do argentino, "Pekerman é um Carlos Queiroz que fala espanhol". E Queiroz é precisamente outro dos nomes que estão na lista de Madail. Fonte O Jogo por LUÍS PENA VIEGAS



Loucura Espanhola após a passagem à final do Euro 2008

Fonte imagem


Basileia,Suíça, Imagem captada a Andrei Arshavin (Jogador da Rússia), considerado uma das figuras do Euro 2008

Fonte imagem

23 de Junho, Basileia (Suíça), Guus Hiddink em conversa com os jornalistas...

Fonte Imagem


Gilberto Madaíl, presidente da FPF, já definiu o perfil do sucessor de Scolari. "Tem de saber falar português e ser alguém que seja ganhador, tenha ambição e que os jogadores respeitem pela personalidade. Alguém que se imponha fundamentalmente pela personalidade", disse o líder da FPF, remetendo para meados de Julho o anúncio do novo técnico da selecção portuguesa.

OUTROS CANDIDATOS À SELECÇÃO

HUMBERTO COELHO, 58 ANOS

Orientou Portugal no Euro’2000 na Bélgica e Holanda. É actualmente seleccionador da Tunísia.

FERNANDO SANTOS, 53 ANOS

Depois de deixar o Benfica, no início da época passada, assumiu o comando do PAOK de Salónica.

MANUEL JOSÉ, 62 ANOS

Tem feito uma carreira de sucesso ao serviço do Al Ahly (Egipto), clube com o qual já venceu 11 títulos.

FRANK RIJKAARD, 45 ANOS

Foi despedido este ano do Barcelona, após cinco anos na Catalunha, onde ganhou, entre outros, uma Champions.

PAULO SOUSA, 37 ANOS

Após abandonar a carreira de futebolista, trabalhou com a selecção nacional sub-16 de Portugal.

BRASILEIRO ZICO BEM COTADO

LUXEMBURGO POLÉMICO

Fonte de toda a notícia nesta ligação

22 de Junho, Viena (Áustria), Tristeza italiana após a derrota no desempate por grandes penalidades frente à nossa vizinha Espanha

Fonte imagem

20 de Junho, Viena (Aústria) - "Loucura Turca" após a sua equipa vencer o jogo dos Quartos de Final frente à Croácia

Fonte imagem

A selecção de Portugal terminou hoje a sua participação no Euro 2008, a realizar na Suíça/Àustria, ao perder 3 a 2 com a Alemanha.
As expectativas eram altas, mas infelizmente foram desfraudadas, e "Morre o Sonho". Como nem sempre quem "Joga Bonito" ganha, mais uma vez hoje ganhou o futebol da força e da eficácia. Há que dar os Parabéns à Alemanha pela eficácia, quanto a Portugal há que acreditar na mensagem que "Sobrevive a Esperança", e um dia seremos campeões Europeus, e quem sabe até Campeões Mundiais. Há que alimentar a esperança e sonhar de novo, aproveitando para já que sonhar ainda é grátis...


Força Portugal rumo ao Mundial 2010 na África do Sul!

19 de Junho, Basileia (Suíça), Pepe dentro da baliza, após falhar cabeçaeamento à frente da baliza

Fonte Imagem
1ª Parte



2ª Parte


18 de Junho, Basileia (Suíça), últimos retoques de Scolari para decisivo jogo de Portugal frente à Alemanha.

Fonte imagem



Selecção AA Portugal

Grandes jogos definem-se em pequenos detalhes
As fintas de Cristiano Ronaldo também no jogo falado
Boa disposição de Petit e Ronaldo
Alex: «Centrais são altos mas muito duros de rins»
Avançados ficam-se por 20% dos golos
RONALDO RESPONDEU AO APELO DO IRMÃO DO ROUPEIRO
Schweinsteiger joga a titular frente a Portugal
Benfica aconselha FPF a encher o cofre
Cristiano Ronaldo: "Sonho ganhar o Europeu"
CASO DUNGA DEIXE DE SER O SELECCIONADOR
Um mistério "portugiesh" em Neuchâtel
APONTAMENTOS DE RUI CAÇADOR CONFIRMAM INFORMAÇÕES
Treino vespertino em Basileia
Selecção Nacional Sueco Fröjdfeldt apita Portugal-Alemanha
Portugal cresceu muito e a Alemanha corre riscos
Análise científica de um Europeu
Frings treinou sem problemas e deve defrontar Portugal e Podolski ...
Selecção Nacional já está no hotel em Basileia
Scolari deseja Moutinho
Grego Basinas coloca Portugal entre candidatos ao título
FPF quer seleccionador semelhante a Scolari
Portugal treina no novo relvado
Mantêm-se as dúvidas sobre o estado da relva do St Jakobs
Um jogo de superação
Simão: «Eles estão a tentar pressionar, nós vamos fazer a nossa vida»
Scolari relativiza a pressão dos alemães: «É o jogo do empurra»
Nuno Gomes: «Tenho o feeling que vou marcar à Alemanha»
Scolari desejava seleccionador da Alemanha no relvado
Simão: "Vamos tentar fazer o jogo da nossa vida"
Nuno Gomes: "A Alemanha é favorita porque ganhou em 2006"
Scolari aposta no mesmo "onze" dos dois primeiros jogos
Scolari grato pela preferência dos brasileiros
Scolari e a marcação a Ronaldo: «Não vejo maldade nesta Alemanha»
Nuno Gomes: Portugal-Alemanha é uma final
Simão quer as meias-finais
Alemanha é primeiro grande teste de Portugal no "mata-mata"
Vice-presidente da federação acusa Benfica de «desestabilização»
«Não espero que este seja o meu último jogo» garante Scolari
Scolari destaca altura dos jogadores alemães
Bierhoff: «A Alemanha torna-se mais forte perante grandes equipas»
Bierhoff revela o plano alemão para travar «o melhor do Mundo»
Zico disponível para treinar Portugal
Croácia explica a Portugal como se vence a Alemanha
Felipe Massa declara torcida a Portugal na Euro 2008
Treinar Portugal seria uma «honra», diz Zico
Portuguesa: o Europeu a verde e vermelho no outro lado do Atlântico


Adversário Portugal

Frings muito provavelmente não joga
Alemanha anula treino no St. Jakob-Park
Schweinsteiger - Da neve para o relvado
Recados para Ricardo
Schweinsteiger: «Portugal é a equipa mais forte»
UEFA confirma ausência de Joachim Löw do jogo com Portugal
«Vamos jogar pela Alemanha e pelo nosso treinador», garante Fritz



Notícias Euro 2008

MULTA MONETÁRIA TAMBÉM CONTESTADA
Espanha, a terceira totalista do Euro
Rússia conquista "quartos" e Espanha confirma pleno
Henrik Larsson admite continuar
É Portugal o novo "anfitrião"?

17 de Junho, Neuchatel, Ronaldo mostra boa disposição ao aceitar um "chupa-chupa", oferecido por Petit ao "menino"

Fonte Imagem

JOGADORES VÃO FAZER FAIXA DE AGRADECIMENTO
Trintões não acabam
Nani ganhou corrida para terceira vaga
Pepe elogia determinação e espírito de equipa
Selecção treina em Neuchâtel pela última vez antes dos quartos-de ...
A promessa de pedalar dez dias pelo campeonato da Europa
Portugal-Holanda já se joga na simpatia
Enfrentar os alemães não costuma agradar aos portugueses
Venham esses alemães!
NOVO TAPETE DO ST. JAKOB-PARK PRONTO AO INÍCIO DA TARDE
Portugal vai defrontar o adversário que mais temia
Hyundai foi marca que mais investiu no Portugal/Suíça
Ronaldo tem ataque de «mau feitio» no treino
Portugal-Alemanha: de quem vai ser a bola na quinta-feira?
Ronaldo: «Já marquei uns golos ao Lehmann»
Petit: «Vamos mostrar quem é Portugal»
Linz aposta em Portugal: «A Alemanha é muito previsível»
«Convém a selecção ganhar o Euro, para FPF pagar ao Benfica», diz ...
Deco confirmado no Chelsea
Ronaldo: «Que venha um bom treinador»
Mau perder de Cristiano Ronaldo: «Toma lá um chupa!»
Ronaldo já vê Scolari como “rival”
“Este miúdo, endiabrado é um perigo”
Ronaldo não treina, mas vai estar a cem para a Alemanha
Petit deixa em aberto continuar com a selecção até 2010
Portugal testa sonho da Euro em duelo contra Alemanha
Pepe: «Estamos preparados para os quartos-de-final»
Nome de Zico ganha força em Portugal
Treino da Alemanha no St. Jakobs cancelado
Portugal favorito nas apostas
"Eu? Prefiro o bacalhau..."
Marius Niculae não hesita: «Portugal ganha à Alemanha por dois»
Anfitriões apoiam Portugal e Holanda



Adversário Portugal

Um cliente certo chamado Alemanha
Ballack aponta Portugal como o favorito nos quartos-de-final
Beckenbauer: "Vamos ter de melhorar"
História dos Europeus
Alemães confiantes no jogo contra Portugal
Podolski em dúvida para jogo com Portugal
UEFA esclarece que treinadores da Alemanha e da Áustria podem não ...
Imprensa alemã dá favoritismo a Portugal
Enke e o Portugal-Alemanha: «Quem vencer pode chegar ao título»
Lehmann: «Os meus ex-colegas do Arsenal descobriram como parar ...
Alemanha: Metzelder elogia quarteto ofensivo de Portugal
Joachim Löw ausente do banco de suplentes no jogo com Portugal
Löw fala em favoritismo repartido
Alemanha suspira por Frings
Lehmann saúda atitude alemã



Notícias Euro 2008

TÉCNICO CONTINUA ATÉ AO MUNDIAL'2010
Marius Niculae: «Pode acontecer à Holanda o mesmo que a Portugal»
Apuramento turco valeu 123 mil euros
Euro2008: Itália avança e França cai sem glória
Suíça 1 - 0 Portugal



Suíça 2 - 0 Portugal


15 de Junho, Basileia, Ricardo não evita o golo no lance da grande penalidade marcada por Yakin

Fonte imagem

Foram lançadas hoje duas novas sondagens:

- A primeira questiona os nossos visisitantes sobre a nacionalidade do Seleccionador, Português ou Estrangeiro.

- A segunda sondagem, questiona sobre qual o treinador que escolhiam para orientar o futuro das Quinas, neste caso a qualificação para o Mundial de 2010 na África do Sul.

Seleccionador Português
1 - Nelo Vingada
2 - José Mourinho
3 - Manuel José
4 - Jesualdo Ferreira
5 - Humberto Coelho
6 - Agostinho Oliveira
7 - Manuel Cajuda
8 - Carlos Carvalhal
9 - Jorge Jesus
10 - Toni
11 - Outro Português

Seleccionador Estrangeiro
1 - Zico
2 - Carlos Alberto Parreira
3 - Vanderlei Luxemburgo
4 - Guus Hiddink
5 - Ancelotti
6 - Frank Rijkaard
7 - Laudrup
8 - Outro Estrangeiro


Na anterior sondagem, onde questionávamos "Até onde vai chegar Portugal no Euro 2008?", tivemos como vencedora a resposta "Chega até à Final e é Campeão!" com aproximadamente 68% dos votos, optimistas os nossos visitantes. Vamos ver até onde podemos chegar...

Resultados

- Não passa a Fase de Grupos - 6,96% (11 votos)
- Chega aos Quartos de Final - 7,59% (12 votos)
- Chega à Meia-Final - 10,13% (16 votos)
- Chega até à Final e não é Campeão - 6,96% (11 votos)
- Chega até à Final e é Campeão! - 68,35% (108 votos)
Total: 158 votos

Obrigado a todos os que votaram. Por favor votem já nas próximas 2 sondagens.

Salzburgo, 14 Junho - O médio grego Patsatzoglou cai por terra depois do apito final do embate com a Rússia. Os gregos estão fora do Europeu... Eles que ainda ostentam o escudo de campeões

Fonte Record



Notícias Euro 2008

A sucessão de Luiz Felipe Scolari à frente de Portugal ainda não ocupa totalmente o quotidiano da comitiva federativa na Suíça, mas pelo menos um requisito parece reunir consenso: o novo seleccionador deverá ser um técnico português.

Scolari perdeu a oportunidade de tomar a dianteira no processo de denúncia do contrato com a FPF, ao relaxar no "timing" do anúncio da transferência para o Chelsea, Gilberto Madail foi apanhado na multiplicidade de tarefas que houve que apressar quando a notícia foi tornada pública à sua revelia, mas houve tempo suficiente para traçar uma estratégia. Esta passa por não preencher a vaga com um técnico do estrangeiro, apesar dos nomes sonantes que circulam nos bastidores, alguns bastante fantasiosos e especulativos.

No Rio de Janeiro, em declarações à SporTV, da Globo, Zico rasgou elogios à equipa portuguesa, mas voltou a afirmar que não foi contactado, o que corresponde à verdade, tanto quanto O JOGO apurou. "Portugal é uma das melhores equipas da Europa e tem jogadores actuando nos grandes centros, além de contar hoje com o melhor jogador do Mundo, Cristiano Ronaldo. Todo o treinador gostaria de treinar uma selecção de ponta, e comigo não seria diferente, mas ninguém me procurou oficialmente", concluiu, revelando que a única abordagem em português partiu do Benfica.

Outro nome ontem especulado era o de Carlos Alberto Parreira, mas o antigo técnico da selecção brasileira, recorde-se, deixou a selecção da África do Sul para acudir a um grave problema familiar e já recusou convites que o deixariam bem mais próximo de casa, como um do Santos. Parreira, por motivos dele, não é hipótese. De Frank Rijkaard a Vanderlei Luxemburgo, a lista de putativos treinadores para Portugal contém, neste momento, quase um alfabeto inteiro, o que por um lado atesta bem o prestígio alcançado pela equipa a nível internacional.

No interior da FPF, ganha forma um perfil, traçado numa conjuntura de contenção de gastos - não é líquido que o actual quadro patrocinador se mantenha, como de resto não é líquido que Madail se mantenha, o que o próprio até já afirmou não ser a sua vontade - e na necessidade de apostar num técnico que "pegue" de estaca no grupo actual. A promoção de Agostinho Oliveira é um dos cenários em cima da mesa, mas, na montra principal, estariam prontos a desembrulhar Manuel José e Jesualdo Ferreira. O diferendo que opôs o treinador do Al-Ahly à Federação está totalmente sanado e aparentemente não deixou resíduos na Federação, como não será óbice a um convite o eco das mágoas que Manuel José curte a respeito do "desrespeito" até agora demonstrado pelo seu currículo.

Jesualdo Ferreira é o técnico campeão nacional e, com maior ou menor turbulência nas relações entre o FC Porto e a FPF, o interesse nacional poderá sempre sobrepor-se à recente renovação de contrato com os dragões. Fonte OJOGO

13 de Junho, Neuchatel, Ronaldo e a Selecção de Volta aos treinos

Fonte imagem

Neuchâtel, 12 Junho - Cristiano Ronaldo e Petit à saída do hotel para gozar as 7 horas de folga concedidas por Scolari

Fonte Record



Notícias Euro 2008

Luiz Felipe Scolari chegou a Portugal em Novembro de 2002 e levou a Selecção Nacional até à final do Campeonato Europeu de 2004. A formação das quinas perdeu o título para a Grécia (0-1), no Estádio da Luz.

Seguiu-se a qualificação para o Mundial-2006 e o quarto lugar na Alemanha, mas a continuidade de Scolari sempre foi colocada em causa, apesar dos bons resultados conquistados.

O contrato de Scolari foi prolongado até ao final do Euro-2008 e muito se falou da sua saída, após a realização da prova. O Chelsea surgiu como um dos possíveis destinos do treinador, mas esta quarta-feira tornou-se numa certeza. A decisão chegou antes do final do Europeu.

Três fases finais com a camisola das quinas

O brasileiro é o técnico que mais jogos fez pela formação das quinas, 72 partidas ¿ 42 vitórias, 18 empates e 12 derrotas. Neste Europeu tornou-se ainda no primeiro Seleccionador Nacional a comandar Portugal em três fases finais de grandes competições.

Enquanto jogador, Scolari actuou como defesa, iniciando a sua carreira profissional no Aymoré (tinha 19 anos). Pendurou as chuteiras aos 32 anos, quando jogava no CSA de Maceió.

Passagem pelo Médio Oriente até ao «penta»

Começou a sua carreira como treinador no Brasil Pelotas, em 1983/84, e passou por equipas como o Al Shabbab, Juventude, Grémio, Goiás, Al-Qadsia, selecção do Kuwait, Coritiba, Criciúma, Al-Ahli, Júbilo Iwata, Palmeiras e Cruzeiro.

Em 2001 assumiu o comando técnico da Selecção do Brasil. Foi aí que conquistou o seu maior título, ao sagrar-se campeão do Mundo, em 2002. Scolari conduziu a «canarinha» ao «penta» depois de vencer a Alemanha, em Yokohama.

Principais títulos
Campeonato Alagoano: 1982
Campeonato Gaúcho: 1987, 1995 e 1996
Taça do Brasil: 1991, 1994 e 1998
Taça Libertadores da América: 1995 e 1999
Taça Sul-americana: 1996
Campeonato Brasileiro: 1996
Taça do Emir: 1989
Taça do Golfo: 1990
Taça Golfo Pérsico: 1990
Torneio Maria Quitéria: 1997
Torneio Naranja de Valência: 1997
Mercosul: 1998
Torneio Rio-São Paulo: 2000
Taça Sul-Minas: 2001
Campeonato do Mundo: 2002

Distinções pessoais
Melhor treinador da América do Sul: 1999 e 2002
Melhor treinador do mundo: 2002

Momentos a destacar
Mundial Interclubes: 1995 e 1999 - Vice-campeão
Campeonato Brasileiro: 1997 - Vice-Campeão
Campeonato Paulista: 1999 - Vice-Campeão
Mercosul: 1999 - Vice-campeão
Taça Libertadores da América: 2000 - Vice-Campeão
Campeonato da Europa: 2004 - Vice-Campeão
Campeonato do Mundo: 2006 - Quarto Lugar

Fonte MaisFutebol
Rep. Checa 0 - 1 Portugal



Rep. Checa 1 - 1 Portugal




Rep. Checa 1 - 2 Portugal



Rep. Checa 1 - 3 Portugal


11 de Junho, Genebra, Adeptos Portugues antes do Jogo de Portugal frente à Rep. Checa