Entrevista a José Couceiro “Queremos ter uma Equipa...”



A Selecção Nacional Sub-21 concentra-se no próximo domingo (13 de Agosto) para realizar o primeiro estágio de preparação da época 2006/07. A Equipa das Quinas tem como principal objectivo a qualificação para o Campeonato da Europa da categoria que terá lugar na Holanda, no próximo ano.

O Treinador Nacional, José Couceiro, que assumiu funções na Federação Portuguesa de Futebol como Técnico da Selecção Nacional Sub-21 recentemente, falou com o ‘fpf.pt’ e apontou como principais objectivos para este Estágio conhecer os jogadores e formar um grupo forte o mais rapidamente possível, tendo em conta a renovação que é necessária efectuar.

José Couceiro pretende conhecer o mais possível os jogadores para poder ter uma “Equipa” no final de Agosto

Quando questionado pelo ‘fpf.pt’ sobre os principais objectivos para este primeiro estágio, José Couceiro reiterou que nesta fase “é importante conhecer pessoalmente alguns dos jogadores que não conheço, para podermos começar a formar um grupo, pois o futebol é um jogo colectivo e a base ou o suporte de toda uma equipa é, evidentemente, em primeiro lugar ter-se um bom grupo. Torna-se tudo mais fácil se conseguirmos, de facto, perceber os jogadores e a equipa para formarmos um bom grupo. Neste primeiro estágio, uma vez que não vai existir nenhum jogo internacional (vamos apenas efectuar um treino com o Estrela da Amadora), o primeiro objectivo é esse”, acrescentando que “são jogadores de equipas diferentes e há uma renovação na Selecção Nacional Sub-21, pelo que é necessário constituir o grupo – pois só vamos ter este estágio e não há muito tempo para trabalhar – para que no final do mês, na concentração para os dois jogos que são já decisivos [com Letónia, a 1 de Setembro, e com a Polónia, a 5 de Setembro] possamos ter, pelo menos, uma Equipa.”

Ainda não está definida a estrutura que vai ser chamada para jogar os jogos de Qualificação para o Campeonato da Europa

Onze dos atletas chamados por José Couceiro para este Estágio de Preparação nunca foram internacionais Sub-21 e nove dos quais nunca tinham integrado o grupo de trabalho da Selecção Nacional deste escalão. O Técnico Nacional escolheu 26 jogadores, mas garante que não é apenas deste lote que sairão os jogadores que farão parte dos convocados para os jogos com a Letónia e a Polónia.

“Ainda não tenho definido os jogadores que vão participar nesses jogos decisivos, até porque existem atletas que não integraram esta convocatória e poderão ser perfeitamente chamados na próxima. Houve vários factores que nós considerámos e não quer dizer que jogadores que não tenham sido chamados hoje, não possam estar nas próximas convocatórias. Ainda não está definida a estrutura que vai ser chamada para jogar os encontros de Qualificação para o Europeu, diante da Letónia e da Polónia”, garante o Técnico Nacional.

José Couceiro garante que é sempre importante ‘dar tudo’

Questionado sobre o empenho que os jogadores deverão ter já neste Estágio, José Couceiro afirma que “é sempre importante ‘dar tudo’ e mostrar as capacidades que se têm. A Selecção Nacional Sub-21 está num processo de renovação natural, porque todos os anos esta equipa tem que passar por esse processo, até porque o limite de idade a isso o obriga, e portanto existe sempre um processo de renovação mais acentuado que aqueles que se fazem, por exemplo, nas selecções principais, mas é algo que é perfeitamente normal. O que vamos tentar é minimizar ao máximo este processo. Para quê? Para que possamos, o mais rapidamente possível, encontrar uma estrutura base. Depois poderão surgir, evidentemente alterações consoante aquilo que se possa passar: lesões, castigos, jogadores que não estão tão bem como outros, mas isso é normal que aconteça e vai, por certo, acontecer ao longo da época”, conclui José Couceiro.

Fonte FPF a 10.08.06
Fonte Foto www.abola.pt

0 comentários: